top of page
WhatsApp Image 2023-03-16 at 11.43.52 (1).jpeg

SONDAGEM SPT

A sondagem SPT é um o ensaio de simples reconhecimento do solo, com SPT (Standard Penetration Test), normatizado no Brasil pela ABNT NBR 6484/2001. O método de investigação do solo tem como objetivo informar quais os tipos de solo existentes no trecho estudado, a profundidade que cada um possui e a transição entre um solo e outro. O ensaio também visa informar em qual profundidade o nível da água se encontra e o índice de resistência à penetração por metro de solo estudado. A sondagem SPT foi iniciada no Brasil por volta de 1939 e hoje é um dos ensaios mais usados quando se trata de estudo de solo por conta de seu custo benefício, sendo utilizado por engenheiros e técnicos na área da construção civil para estudos e dimensionamento de fundações. 

SONDAGEM A TRADO

A sondagem a trado também é normatizada pela ABNT NBR 6484/2001 e consiste na coleta de solo para ensaios onde se obtém os tipos de solo no trecho estudado e a profundidade dos mesmos. Esse tipo de ensaio é mais limitado por conta de sua execução, onde sua paralisação se dá quando o nível da água é localizado ou o solo atinge uma resistência que impossibilite o prosseguimento do estudo.

O método de execução é semelhante ao da sondagem SPT onde os operadores instalam o tripé no ponto da execução do furo e iniciam a perfuração com o trado concha, onde de metro em metro é coletado as amostras de solo para o ensaio táctil-visual.

WhatsApp Image 2023-03-16 at 11.43.51 (2).jpeg
bottom of page